Um dos eventos mais tradicionais do ciclismo brasileiro, o Torneio de Verão de Ciclismo chega a 28ª edição consecutiva neste ano, a partir desta quinta-feira (20). As principais equipes do País estão confirmadas no evento, que terá quatro etapas, valendo pelo ranking brasileiro de estrada. A grande novidade é que, ao invés das cidades na Baixada Santista, o evento estará concentrado em Peruíbe e Ilha Comprida , com duas etapas em cada local.

A competição será realizada nesta quinta 20/02 na Ilha com largada prevista para às 7h30 na Marginal Candapuí, em frente ao Centro de Convivência da Terceira Idade, com chegada prevista para às 11h30 no mesmo local.  A elite masculina largará às 8h50 . Os competidores farão o circuito Marginais Candapuí Sul e Norte totalizando cerca de 80 km de provas.  Na sexta-feira, os ciclistas voltam a competir no mesmo local. No sábado (22), largam em Peruíbe, na Avenida Mario Covas, em frente ao Aquário, na Praia do Centro, mesmo “palco” da etapa final no domingo (23).

“O Torneio de Verão já é tradição entre as equipes. Nesse ano, escolhemos essas duas cidades, primeiro pela excelente receptividade que tivemos, e por atender a parte técnica nos circuitos”, explica o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes, organizador da disputa. “Também decidimos fazer duas etapas em cada cidade para facilitar os atletas e equipes, que não terão que se deslocar tanto nos dias do evento”, complementa.

As provas são realizadas em circuitos planos e, como a classificação para definir o campeão do Torneio é feita por pontos (não pela soma dos tempos de cada etapa), as disputas se tornam ainda mais atrativas, sempre com expectativas de chegadas em sprints. Entre os destaques já confirmados, estará Nilceu Aparecido, o “The Flash”, apontado como um dos melhores “sprintistas” do País e que chega motivado com a vitória na etapa final da Volta de São Paulo no último domingo.

“A expectativa é buscar o tri. O circuito plano me favorece e vamos ter um trabalho em equipe para ir a todos os sprints”, adianta o bicampeão em 2007 e 2009, ele será o nome forte da equipe paranaense Clube Dataro/Bottechia, comandada pelo ex-ciclista olímpico Hernandes Quadri, que conhece muito bem o Torneio de Verão.

Também estão garantidas na prova a Funvic/Brasilinvest/ São José dos Campos, atual campeã da Volta de São Paulo, a Memorial/Prefeitura de Santos e a Ironage/Colner. “Teremos grandes nomes dos pedais, disputas emocionantes, com certeza”, diz Reinato.

Além da elite masculina, o 28º Torneio de Verão terá disputas na elite feminina, open, sênior (35 a 44 anos) e master (45 anos em diante). Nas elite masculina e feminina, os resultados somam pontos para o ranking brasileiro classe 2, com 100 pontos ao campeão. No ano passado, Kléber Ramos, da Dataro, garantiu o bicampeonato (também levou em 2010) entre os homens e Luciene Ferreira, da Funvic/São José dos Campos, comemorou o inédito hexacampeonato na elite feminina.

Todos os detalhes estão disponíveis no site lsciclismo.com.br. Mais informações pelo telefone (13) 99711.1779 e 7810.6718 ou ID 96*34893, além do e-mail lsciclismo@lsciclismo.com.br, com José Reinato.

O 28º Torneio de Verão de Ciclismo é uma realização da Liga Santista de Ciclismo, com supervisão da Federação Paulista e Confederação Brasileira. Apoios das prefeituras de Ilha Comprida e Peruíbe, Ciclismo-Pro, Ert Uniformes, Tremendão e FMA Notícias