Para facilitar a identificação dos animais e seus proprietários e intensificar a campanha municipal pela posse responsável, profissionais do centro de controle de zoonoses do município realizam trabalho de chipagem dos animais. A identificação eletrônica  foi iniciada em maio, durante o mutirão de castração de  cães e gatos realizada município.

A identificação é feita por intermédio de um chip inserido no animal de forma subcutânea. Os donos recebem um número de Registro Geral (RGA), onde constam dados do animal, do proprietário e a numeração do chip. Atualmente, entre cães, gatos e cavalos, há 201 animais identificados eletronicamente. A meta do setor é atingir todos os animais da Ilha.

O setor de Zoonoses destaca que quem tem um animal tem o dever de praticar a posse responsável que é cuidar e não deixar solto nas ruas.  O setor orienta a população que abandono e maus tratos contra os animais são crimes que devem ser denunciados à polícia. A Divisão de Controle de Zoonoses está localizada na rua Cuiabá, 785 , no Balneário Adriana . Telefone: 3842-3271.